1st Look UFL (Close Beta na Xbox)
- Ricardo Silva
- 13 de jun. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de jun. de 2024

Quando se trata de jogos de futebol, a concorrência é enorme, com gigantes como FIFA (EA FC) e PES (eFootball) a dominar o mercado. No entanto, o UFL promete trazer uma nova abordagem ao género, e tive a oportunidade de experimentar a versão close beta na Xbox. A Insert não desilude e estou aqui para partilhar as minhas primeiras impressões sobre o novo jogo Grátis de Futebol UFL.
Começo pelas minhas expectativas, honestamente, sabendo o investimento que um jogo como o FIFA tem, e vendo o final trágico que o PES teve após falta de investimento, nunca esperei nada do UFL. Contudo, após pegar no jogo e, tendo em conta a sua dimensão, tem demasiadas parecenças com o FIFA com muito menos investimento.
Gráficos e Design
Estética visual: Começando pelos gráficos, o Unreal Engine 5 é incrível e faz com que todo o visual seja bastante aceitável, obviamente que o FIFA parece, como um todo, um jogo mais polido, contudo UFL não fica assim tão atrás.
Interface do usuário: Relativamente ao Interface, o jogo tem alguns pontos a melhorar, nenhum menu é intuitivo, o que, dado estarem literalmente a copiar o FIFA Ultimate Team, deixa muito a desejar.
Jogabilidade
A questão que mais interessa é a Jogabilidade! E aqui nota-se a diferença para um jogo já com anos de experiência como o FIFA. Contudo, este ponto tem coisas positivas e negativas:
Positivo: O jogo é todo mais solto, ou seja, passes que são feitos é possível serem interceptados de forma natural. É possível defender mais naturalmente e existe muita semelhança do jogo ao FIFA e ao PES o que torna tudo fácil de começar a jogar.
Negativo: Alguns defeitos que o FIFA tem, o UFL também tem, desde cruzamentos teleguiados, fintas que tornam impossível tirar a bola por mais perto que estejas do jogador e pior que isso, existe algum input delay na reação dos jogadores. Falta também um botão para fazer contenção e encarar o defesa!
Experiência Multiplayer
Este tópico é simples, zero problemas e o jogo pára completamente se alguém tiver problemas de net, o que aconteceu apenas uma vez.
Inovações e Diferenças
Falar em Inovação quando UFL é literalmente uma cópia do modo Ultimate Team do FIFA é no mínimo constrangedor, contudo destaco:
No Packs: As cartas não saem em Packs, existe um marketplace que te permite comprar jogadores, por dinheiro e sistema de fama.
Sistema de Fama: Ao evoluíres de divisão ganhas fama que é um requisito para comprar os melhores jogadores.
Skin Packs: A única coisa na qual podes gastar dinheiro real são skin packs que permitem ter variações da Carta em específico, kits e equipamento (luvas, chuteiras).
Adeus SBC: Não existe SBC (Squad Build Challenge) mas também não existe nada extra. O jogo torna-se tão repetitivo e tão aborrecido com apenas queue para jogar e sem packs para abrir.
Card Upgrade: A única diferença é o facto das cartas darem upgrade e poder-se dar improve aos jogadores e a atributos específicos para tal, o que dá uma certa dinâmica e customização ao jogo.
Bugs
Boas notícias, não tive nenhum BUG durante todo o jogo.
Conclusão
Concluindo, UFL é um jogo claramente a melhorar com alguns pontos que pesam mais que outros. Confesso que fiquei surpreendido com a jogabilidade que, apesar de todas as falhas, dá perfeitamente para jogar um jogo de futebol com gosto!
Uma das coisas que já referi é o quão aborrecido o jogo se tornou ao fim de 10 jogos. Não tens nada para fazer, é só colecionar coins para comprar jogadores. Eu dava-me ao luxo (porque como era beta eles ofereciam) de comprar skins para saber que jogador comprar.
Em suma, UFL é um bom jogo especialmente se for free-to-play. A questão de dar improve às cartas é interessante e há potencial para criar um jogo que é uma alternativa ao FIFA. Aguardo para ver o futuro da UFL, e tu? Estás pronto para Insert o UFL na tua gaming list?
.
Comments